O ano de 2018 já está em seu último trimestre e é muito importante que você pegue pesado em sua preparação com os estudos, sabe por quê? Porque é nesse período que as companhias aéreas estão se preparando para o próximo ano, inclusive colocando em pauta o planejamento de seus processos seletivos, então você precisa saber o que estudar para ser aprovado para ser um comissário de bordo.

No artigo de hoje nós vamos tratar de pontos são necessários para você estudar em sua preparação para o processo seletivo das companhias aéreas, pois são rotineiros nos mais diversos processos. Se o seu sonho é seguir na profissão e voar Brasil afora, então fique com a gente e acompanhe as nossas dicas. Tenha uma ótima leitura!

Língua portuguesa

A língua portuguesa é basicamente o pilar principal de todo processo seletivo, pois além de você precisar demonstrar conhecimento em uma prova escrita, é necessário que mande bem em sua comunicação, afinal, você será o cartão de visita de uma companhia aérea e o bom uso da língua portuguesa será fundamental — não que seja obrigatório o emprego das normas cultas da língua, mas apenas falar bem.

Portanto vamos falar aqui sobre o que estudar na parte de português:

Interpretação textual

Ponto muito comum em todo o tipo de concurso, a interpretação textual sempre esteve presente nos mais diversos tipos de avaliações e sua relevância é indiscutível. A interpretação de textos tem como objetivo compreender a ideia central de um texto traduzida por meio das palavras.

Estar bem preparado para a interpretação de texto é essencial em seus estudos devido seu peso nos mais diversos tipos de concurso ou processos de seleção, então é importante aprender algumas técnicas para interpretar textos.

Acentuação e pontuação

Outra parte da língua portuguesa muito exigida dos candidatos a um emprego é a gramática envolvendo acentuação e pontuação.

Neste contexto você deve ter em mente a importância de se acentuar palavras corretamente atribuindo seu sentido correto em uma oração e também compreender o uso correto da vírgula, do ponto final e outros sinais de pontuação adotados na língua portuguesa.

Para desmistificar a complexidade dos testes, vamos à alguns exemplos de questões que você poderá encontrar em seu processo:

1 – Camila falou que queria ……… exemplos, ……… não falou quantos.

a) Más / mais b) Mais / mais c) Mais / más d) Mais / mas

2 – Vou ao mercado comprar algo pra ……… beber.

a) Mim b) Eu c) Todas as anteriores

3 – Preciso levar o meu carro para ……….

a) Concertar b) Consertar c) Todas as anteriores

Geografia

Como pretender ingressar em uma carreira que envolve viagens para os mais diversos estados e países e não ter um bom conhecimento em geografia?

Na matéria, será fundamental aprender alguns pontos úteis, tais como estados e suas capitais, países e suas capitais, a localização de estados no âmbito de suas regiões, do Brasil e de outras localidades importantes.

Vamos ver alguns exemplos:

Sobre os estados do Brasil marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas corretas.

1) Brasília, capital federal, está localizada em uma porção do estado de Goiás.

2) Amazonas, maior estado brasileiro, está localizado na Região Norte, totalmente acima da linha do Equador.

3) São Paulo é o estado mais populoso e povoado do Brasil, abrigando cerca de 21% da população nacional.

4) Localizado na Região Nordeste, o estado de Roraima é o menos populoso do Brasil.

5) Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais formam a Região Sudeste, considerada a mais desenvolvida economicamente do Brasil.

Raciocínio lógico

As provas de raciocínio lógico visam identificar no candidato a capacidade de organizar e clarear diversas situações e ajuda ainda a identificar o senso crítico de pessoas argumentativas capazes de refletir sobre a resolução dos mais diversos tipos de problemas identificando informações verdadeiras e falsas.

Para mandar bem na hora de uma prova, é importante entender bem como funciona o raciocínio lógico e o que cai em provas.

Vamos a algumas questões de raciocínio lógico?

1 – “Se João estuda, então Marcela chora”. A negação dessa proposição é logicamente equivalente a:

a) Se João não estuda então Marcela não chora.
b) João não estuda ou Marcela não chora.
c) João não estuda e Marcela não chora.
d) João estuda e Marcela não chora.
e) João estuda ou Marcela não chora.

Resposta: D. Uma negação mantém a primeira sentença (“Se João estuda”) e nega a segunda (“então Marcela chora”).

2 – Os números 2, 3, 4, 5, 8, 7, 16, 9,…, apresentam uma sequência lógica. Nessas condições, o décimo primeiro termo da sequência é:

a) 64
b) 11
c) 13
d) 128

Resposta: A. Os números pares dobram (2, 4, 8, 16) e os ímpares somam 2 (3, 5, 7, 9).

Estudar é só o começo. Para ir bem mesmo em uma prova é necessário estar bem preparado psicologicamente, bem alimentado e ter empenho para alcançar seus objetivos e então realizar o sonho de ser um comissário de bordo.

Agora que você já sabe o que estudar para ser aprovado para ser um comissário de bordo, que tal conferir como fazer uma redação com 5 dicas simples? Afinal, além das provas, a escrita também é exigida nos processos seletivos.